top of page

O que é Psicanálise?

Atualizado: 28 de fev. de 2024


um gato de óculos de grau lendo algo no notebook


A psicanálise é um método terapêutico de tratamento e um método de pesquisa, enquanto teoria, que visa investigar os processos psíquicos inconscientes que causam sofrimento ao sujeito. Ela foi criada por Sigmund Freud, no fim do século XIX, mais especificamente após a publicação da obra “A Interpretação dos Sonhos”, em 1900. 


A análise consiste, muito resumidamente, em um processo que visa, através da fala do analisante, investigar os processos inconscientes que o levam a sofrer e, com isso, direcionar o tratamento para a cura do sintoma. Seu princípio inicial é que haja a associação livre, que acontece em um espaço (físico ou virtual) onde o analisante pode falar livremente sobre suas questões, ainda que pareça que não têm sentido. 


A psicanálise, na teoria de Jacques Lacan, importante teórico e clínico que fez suas construções após o trabalho de Freud, tomou outros contornos e incluiu disciplinas como a linguística, a antropologia, a filosofia, a lógica e a topologia, para pensar o funcionamento do inconsciente e suas implicações nos sintomas do sujeito. 


Para Lacan, “o inconsciente se estrutura como uma linguagem”, o que quer dizer, superficialmente, que o inconsciente funciona com uma linguagem própria, independentemente da vontade do “eu”. Isso também está relacionado com aquilo que denominamos desejo. 


A partir da fala, é possível investigar, ler e escrever a lógica implicada no inconsciente de um sujeito. A partir do método psicanalítico, que usa a fala como seu material, é possível concluir que a psicanálise é um processo de cura pela palavra. Através dela, o sujeito pode se apropriar de parte de sua própria história, que muitas vezes está esquecida ou, simplesmente, ainda precisa ser construída. 

Comentários


  • Instagram
  • Whatsapp

© 2023 Mariany Gonçalves Psicanalista. Todos os direitos reservados.

bottom of page