Você sabia que há diferença entre psicologia e psicanálise? Elas são métodos terapêuticos que possuem diferenças fundamentais em termos de teoria e prática.
- Mariany Gonçalves

- 28 de fev. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 29 de fev. de 2024

Sim, há diferença entre psicologia e psicanálise! Apesar de serem meios terapêuticos para tratar de questões emocionais e psíquicas, psicologia e psicanálise são campos que possuem diferenças fundamentais em termos de teoria e prática.
Antes de mais nada, é interessante ressaltar que o profissional psicanalista não precisa ter formação universitária em psicologia ou medicina, e isso porque, desde a sua criação, conforme defendido por Freud, seu criador, a psicanálise foi estabelecida como uma prática e teoria que ultrapassa as fronteiras disciplinares das instituições de ensino. Sua ética impõe que o psicanalista possa formar-se além dos muros das leis institucionais, de forma que possa conduzir um trabalho a partir da ética psicanalítica: a ética do desejo.
A formação em psicanálise dá-se com o estudo da teoria, a realização de supervisão dos casos atendidos e análise pessoal. Freud chamou esses princípios de tripé psicanalítico, necessário à formação com rigor e ética daquele que pretende assumir o lugar de psicanalista. Na maior parte das vezes, essa formação ocorre em escolas específicas de psicanálise, conforme a teoria escolhida.
Retomando a diferença entre psicologia e psicanálise, pode-se dizer que a primeira é uma ciência que estuda, entre outras coisas, o comportamento e os processos mentais dos indivíduos. Ela abrange uma ampla gama de teorias sobre como o ser humano pensa, sente e age, procurando compreender, explicar e prever comportamentos humanos.
Possui diversas abordagens, como a cognitivo-comportamental, a humanista, a sistêmica, entre outras. Seus métodos são variados para pesquisa e tratamento, e podem incluir experimentos, observação, testes psicológicos e intervenções terapêuticas.
A psicologia busca, em última análise, promover a saúde mental, entender os fenômenos psicológicos, desenvolver métodos de intervenção para tratar distúrbios mentais e aprimorar o bem-estar geral.
Quanto à psicanálise, é uma teoria e um método terapêutico que visa investigar, ler e escrever a lógica envolvida na linguagem inconsciente, que se manifesta em pensamentos, sentimentos e atos do sujeito na sua vida cotidiana, especialmente na formação de sintomas que geram angústia e sofrimento.
A psicanálise utiliza-se de materiais chamados manifestações do inconsciente, como sonhos e atos falhos, mas, especialmente, a fala, através do método da associação livre. Esse método visa a que o analisante possa falar livremente tudo o que lhe vier à cabeça, de forma que o material de trabalho possa ser lido e escrito.
Embora psicologia e psicanálise tenham como objetivo o tratamento de questões mentais e emocionais para que haja uma diminuição ou desaparecimento do sofrimento, o fato de partirem de teorias distintas, que inclui a forma como entendem um sujeito, as torna completamente diferentes e impossível de serem aplicadas pelo mesmo profissional a um mesmo caso.

Comentários